As 5 características essenciais ao empreendedor

Atualizado: Jun 11

O autoconhecimento é essencial para ter sucesso. Conheça suas forças e fraquezas como empreendedor.

Todos os bons empreendedores de sucesso têm excepcional capacidade de construir relacionamentos, liderar e persuadir. Se você é empreendedor, invista nessas habilidades.


O trabalho de qualquer empreendedor é captar investimento, vender, contratar e demitir e escolher parceiros. Todas essas atividades existem uma elevada capacidade de comunicação.


Para construir bons relacionamento e liderar, o empreendedor precisa ser capaz de transmitir uma visão.


A visão atrai seguidores. É o que diferencia Steve Jobs, Jeff Bezos, Jack Ma e Bill Gates da maioria dos seres humanos, pois creditaram na computação e na internet.


Elon Musk viu oportunidades na pressão por recursos naturais. Todos os seus empreendimentos - Tesla, SpaceX e Solar City – seguem a premissa de que o planeta pode implodir se não começarmos a gerenciar nossos recursos naturais.


A resiliência também permitiu que esses empreendedores atravessassem abismos aterrorizadores. Steve Jobs foi expulso da sua própria empresa depois de quase levá-la à falência. Ele usou essa oportunidade para fundar a Pixar e se tornar o único homem no planeta a fundar dois negócios bilionários.


No dia-a-dia, entretanto, o empreendedor precisa de diversas outras habilidades. As principais são a orientação para metas, habilidade de cumprir o que promete e propensão a experimentar.