Como e quando levantar investimentos

Atualizado: Abr 15

Levantar dinheiro pode acabar com seu negócio, sério, você ou o seu cofundador não vai fazer nada além disso. O tempo do empreendedor é seu recurso mais escasso. Se você usar o tempo errado, vai levar teu negócio para o abismo, você precisa ser focado, e você também precisa levantar dinheiro, como fazer?


Primeiro, tenha certeza que você precisa de dinheiro agora. Dinheiro de clientes sempre é melhor que dinheiro de investidores. Ele não come a sua participação. Em determinado momento, quando você consegue provar que seu negócio pode decolar, vale a pena considerar captar investimento de terceiros. É muito comum fundadores mais ricos tentarem levar seu negócio adiante por muito tempo. Se esse for o seu caso, cuidado para o seu sonho não virar um pesadelo.


Eu conheci fundadores que investiram mais de 10 milhões de reais no negócio próprio e nunca procuraram investidores. Isso é bem comum, inclusive na economia tradicional. Por mais que você tenha o capital para isso, é importante achar um investidor uma vez que o seu negócio começar a dar receita. Apesar de investidores gostarem quando o empreendedor compromete todos os seus recursos num novo negócio, é um risco demasiado alto para um empreendedor.


Founder’s Overconfidence


Você já ouvi falar de Founder’s overconfidence? Os investidores gostam de fundadores que estejam ligeiramente fora da realidade. Que acreditem cegamente no sucesso do seu negócio. Entretanto, um investidor pode afundar seu negócio por estar confiante demais. Ter perto de você alguém com uma visão mais pragmática do seu negócio para te ajudar a balancear o risco.


Se o seu negócio for consumir muito caixa durante um período de tempo longo, não recomendo jogar todas as suas economias no seu negócio. É claro que os homens que mais enriqueceram também foram os maiores tomadores de risco. Mas quantos ficaram pelo caminho? Se o seu planejamento futuro mostrar uma alta demanda de investimento, busque investidor em algum momento. Reserve parte do seu patrimônio para outros investimentos.


Mas você precisa mesmo desse investimento?


Nem todo o negócio precisa ser devorador de caixa. Nem todo o negócio precisa ser exponencial. Você precisa pesar o quão longe você quer chegar. Alguns empreendedores preferem um negócio menor, que comece a dar lucro mais rápido, com menos riscos associados, menos retorno e menos investimentos. Não se esqueça, não escalar também é uma opção. Se você quiser começar a tirar lucros em menos de dois anos, provavelmente nem vai precisar de investidor e não vai escalar seu negócio. E está tudo certo. É uma opção individual de cada empreendedor.


É importante você saber que quando botar um investidor financeiro no seu negócio as coisas vão mudar. Você precisa dar satisfações para ele com frequência. Ele vai te retornar com conselhos e vai fazer de tudo para o seu sucesso. Vocês vão jogar no mesmo time. Mas ele não quer investir em empreendedores que tenham um negócio para ter um melhor estilo de vida. Quer empreendedores que trabalhem duro. Quem empreen