• Fernando Fagá Alves

O que é cultura de inovação e como incentivá-la

Atualizado: Abr 15


A cultura começa com a liderança e se espalha por toda a organização. É difícil mensurar o impacto da cultura na lucratividade. Mas existe um consenso no mundo dos negócios de que a cultura é essencial para a sustentabilidade da empresa. O que é uma cultura de inovação? Veja abaixo seus principais elementos.



O foco no cliente é o principal elemento de uma cultura de inovação. Por um lado, incentiva a empresa a melhorar seus processos para reduzir custos e servir clientes com mais eficiência. Por outro lado, incentiva colaboradores a conceber novas formas de satisfazer suas necessidades. Alavanca inovação a partir da empresa e a partir do cliente.

Em culturas com forte foco no cliente, os colaboradores se sentem à vontade para contestar seus superiores quando contrariam o interesse dos clientes. O cliente é mais importante do que o presidente da empresa, pois é ele que possibilita a existência da empresa.


A Colaboração é outro elemento fundamental para a inovação. As estruturas das empresas estão cada vez mais complexas. Os colaboradores precisam navegar nessas complexidades. A maioria dos projetos precisam de apoio de múltiplos departamentos. Em algumas empresas, muitos projetos não saem do papel porque nenhuma área sozinha possui incentivo, meios e orçamento para implementar uma mudança. Nesses casos, projetos essenciais podem ficar engavetados durante anos.


A coragem é essencial. Chefes precisam ter cuidado para não atirar no mensageiro. Funcionários escondem más notícias quando são punidos por apontar problemas. O medo faz com que os funcionários deixem de sugerir ideias e jamais desafiem o status quo. Incentivar funcionários a apontar problemas e dar sugestões é essencial para a inovação.


O Aprendizado Contínuo é um elemento com diversas dimensões. Primeiro, o aprendizado sobre a empresa e o negócio reforça o entendimento entre as áreas e a colaboração. Segundo, quando funcionários adquirem novas competências, também podem usá-las a serviço da organização. Por isso, é importante incentivar o treinamento e a atualização da força de trabalho.

Os funcionários devem dedicar algumas horas todas as semanas para adquirir novas habilidades que sejam rapidamente aplicadas e levem o trabalho para outro patamar.


O sentimento de pertencimento é a arma secreta de empresas inovadoras. Faz com que os colaboradores possam se engajar emocionalmente com a empresa. Quando funcionários “vestem a camisa” se sentem incentivados a dar um passo além e inovar.

Além de defender valores, a cultura da inovação deve empoderar os colaboradores. Os responsáveis por atendimento ao cliente devem resolver problemas já no primeiro contato. Recepcionistas de hotéis, por exemplo, podem ter direito a dar para os clientes um certo número de upgrades para resolver problemas relacionados à reserva e disponibilidade de quartos.


O último importante elemento da cultura de inovação é a criação de canais de sugestões para colaboradores. Estruturar uma área de inovação ou criar um programa de ideias dentro do RH pode ser uma solução para incentivar os colaboradores a melhorar a operação constantemente.


Entender os pontos fortes e fracos da sua cultura é essencial para começar uma transformação. Lembre-se que a transformação cultural leva tempo.

Comece com pequenas ações: implemente mudanças em uma equipe ou em uma área da empresa. Quando suas ações amadurecerem, outras áreas vão querem tornar-se mais inovadoras.


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Fernando Alves é mestre em negócios (FT-MBA/2019) pela University of Southern California e bacharel em economia pela FGV. É o fundador da PilarX – consultoria de inovação e marketing.

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