O que é e Como Implementar a Inovação 5.0

Atualizado: Out 27

Fazer com que todos os colaboradores sejam parte da Transformação da Empresa é o grande desafio da Inovação 5.0. Entenda como foi a evolução da Gestão da Inovação desde 1960 e como funciona a abordagem de inovação que promove agilidade e colaboração.


A inovação cada vez mais ganha espaço como uma equipe ou área de empresas de portes diferentes. Nos últimos anos o Brasil sofreu com crises econômicas e com a pandemia. Novos negócios digitais surgiram praticamente da noite para o dia. A indústria de Venture Capital tornou-se maior e mais eficiente e estamos em uma sociedade em rápida transformação. Muitas pessoas e empresas passaram por crises financeiras e até mesmo falências. A necessidade de transformar o negócio rapidamente nunca foi tão grande.


A inovação 5.0 trata a inovação como um processo ou atividade dentro da empresa. A função da área de inovação não é mais produzir produtos ou melhorar processos. Mas garantir que a inovação possa fluir em todas as áreas. Que todos os colaboradores entendam a estratégia da empresa e consigam fazer parte do esforço de inovação.


Mais para frente neste texto, irei abordar a evolução da inovação e todas as suas ondas. Ficará claro por que a inovação 5.0 é diferente das ondas anteriores e explicarei os elementos necessários para implementar essa disciplina em empresas.


O tema abordado foi apresentado em uma live no Intagram, cujos Slides estão abaixo:


Por que é tão difícil inovar?


O nosso cérebro é primitivo. Evoluímos milhões de anos antes de inventarmos a escrita, a agricultura e nos tornarmos civilizados. As mudanças na natureza ocorrem em ciclos longos. As mudanças rápidas do mundo moderno não são naturais.


Mesmo depois de nos tornarmos sedentários, a nossa sociedade continuou relativamente estável. As profissões eram passadas de pai para filho. Não existia competição no conceito capitalista. Apenas a partir da revolução industrial em 1770 é que a sociedade moderna começou a se moldar.


Nos últimos 20 anos, entretanto, a quarta revolução industrial trouxe mudanças sem precedentes. O jeito como trabalhamos e nos comunicamos foi profundamente transformado. A Internet possibilitou a criação de novos negócios que mudavam indústrias quase do dia para a noite.


O cérebro humano, entretanto, permanece o mesmo. Kahnemann e Tversky ganharam o prêmio Nobel de econom