Inovação Corporativa – Guia Essencial

Atualizado: Nov 1

Veja nosso guia completo sobre inovação corporativa. Entenda os principais conceitos de inovação e as práticas que permeiam a inovação corporativa. Essencial para quem está trabalhando na área ou deseja começar um novo projeto sobre o tema.


As empresas que atingiram um certo patamar de sucesso – atingem a liderança nos seus mercados e sobrevivem por décadas – são muito bem-sucedidas em explorar novos modelos de negócio. Porém, costumam ter dificuldade para identificar oportunidades de disrupção. As Startups, por outro lado, vivem de reimaginar mercados.



A Inovação Corporativa é um conjunto de práticas para que a organização possa inovar. Foi uma prática que mudou ao longo do tempo, como descrito no nosso artigo sobre o que é inovação 5.0. Tais práticas incentivam diversos tipos de inovação:


Inovação Aberta e Fechada


A inovação aberta está relacionada à colaboração com clientes, fornecedores, outras empresas e Startups. A Inovação Fechada acontece inteiramente dentro do ecossistema da empresa.


Inovação de produtos, processos ou modelos de negócio


Uma montadora de carros que lança um novo veículo está inovando em produtos. Se ela passa a terceirizar a produção de componentes para reduzir custos está inovando em processos. Hoje, montadoras, seguradoras e locadoras estão entrando no modelo de carros por assinatura – É o caso da Unidas, da Porto Seguro e da Mitsubishi .


Empresas de varejo foram obrigadas a fazer mudanças significativas no seu modelo de negócios. A Via Varejo, por exemplo, continuou crescendo na pandemia e aproveitou sua força de vendas para fazer atendimentos digitalmente.