Lições sobre apresentação para apresentadores experientes

Atualizado: Jun 11


Até apresentadores experientes cometem erros. Mesmo em eventos de alto nível, como o festival Whow! da 100 Open Startups. Com cada erro, uma oportunidade desperdiçada.


Por ter anos de experiência em consultoria e um MBA na USC, sempre tentei entender quais os ingredientes de boas apresentações. Entre ontem e hoje, vi 50 pitches de empreendedores experientes. Todos ficaram no Top 10 das suas categorias (Tecnologia para Marketing, RH, Industria, Produtividade e Construção). Mesmo assim, muitos fizeram erros que poderiam ter sido evitados facilmente.


As lições que compartilho aqui são gerais e podem ser aplicadas por qualquer profissional que precise fazer apresentações como parte do seu trabalho. Meu objetivo não é criticar os empreendedores, mas ajudar profissionais experientes a criar melhores apresentações.


Participei de algumas bancas do Whow! da 100 Open Startups. Nesse evento, as melhores empresas de cada categoria podem fazer pitches para empresas comprarem seus serviços. Cada um dos startup mandou um vídeo de 3 minutos que foi compartilhado com responsáveis por inovação em grandes empresas. O evento foi inteiramente online.


Esses empreendedores são apresentadores experientes. Estão acostumados a vender seus serviços e a captar investimentos. Estão acostumados com situações de desafio e de banca. Mesmo eles cometeram erros relacionados aos pontos abaixo:


1. Menos é mais


Quando você está apresentando, o foco deve ser em você. O slide é um acessório. Quando for apresentar, opte por figuras, frases e use letras grandes. Diagramas detalhados e gráficos podem dispersar a audiência.