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Foto do escritorFernando Fagá Alves

Mitos que comprometem a cultura da Inovação

Ao longo dos anos, diversas filosofias de gestão espalharam mitos que comprometem o desempenho da sua empresa.

A nossa equipe selecionou 3 mitos para você entender e evitar propagá-los. Eles são:


1) Não traga problemas, traga soluções

2) Estratégia e execução andam separadas

3) A competição interna incentiva a performance


Combater esses mitos, que estão no cerne do pensamento moderno de gestão, é uma excelente maneira de promover a cultura de inovação. Veja a seguir como identificá-los e o que fazer para não propagá-los:


Mito 1: Não traga problemas, traga soluções


Quantas vezes você já escutou a frase do título? Esse tipo de pensamento acaba incentivando funcionários a jogar a sujeira para baixo do tapete. Nem sempre quem vê o problema têm recursos (tempo, poder e habilidade) para resolvê-lo.

Quando alguém esconde um problema toda a organização perde. O mesmo ocorre quando alguém vê uma oportu-nidade e não se pronuncia.

O mito que causa o dano é o de que as pessoas devem ser capazes de resolver todos os problemas que identificarem por si próprias. Nem sempre quem enxerga o problema tem recursos e capacidade para resolvê-lo. O problema, se não for apontado, irá continuar causando prejuízo e não será resolvido.






Mito 2: Estratégia e execução andam separadas


Será que a liderança da empresa deve criar a estratégia e os subordinados, executar? Quando existe grande sepa-ração entre pensadores e executores, a chance de os líderes ignorarem pontos cegos na sua estratégia aumenta muito.

A separação também tem um impacto na motivação. Colaboradores têm mais dificuldade para executar estra-tégias quando não participam da sua criação.


Quanto mais concentrado o planejamento estratégico em algumas pessoas, maior as chances de a estratégia focar-se em soluções pouco úteis. O ponto de vista dos funcionários é fundamental.

Para evitar pontos cegos e melhorar a qualidade da estratégia, escute todas as pessoas afetadas por uma decisão antes de tomá-la. Não leve decisões prontas para seus colaborares, envolva-os no processo de decisão. Esse trabalho irá automaticamente alinhar a estratégia com a execução. Também irá poupar o líder de ter retrabalho explicando várias vezes a decisão.

Líderes, por temerem que objeções possam paralisar o processo decisório, tomam decisões sem consultar colaboradores. Porém, se a ideia não os convencer, provavelmente não vale a pena.




Mito 3: A competição interna incentiva a performance


Por muito tempo, as teorias de gestão acreditavam que a competição gerava resultados superiores. Entretanto, diver-sos estudos sobre o assunto mostram que o incentivo a competição tem um efeito danoso na performance.


Imagine a seguinte situação: Você entra em uma loja de roupas e imediatamente um vendedor chega para te ajudar. O vendedor empurra várias coisas e você acaba gastando três vezes mais do planejava, você fica com sentimento de que se aproveitaram de você e nunca mais volta para aquela loja.

Por que vendedores fazem isso? Porque eles precisam ranquear melhor que os outros vendedores.

A Men’s Warehouse, varejo americano de roupas sociais para homens, criou incentivos para minar esse comportamento. Todos os vendedores são recompensados pelo resultado global da loja.

A rede atende melhor seus clientes porque os vendedores criam relacionamentos. Além disso, se ajudam compartilhando melhores práticas.

O desenho dos incentivos e bônus na sua empresa devem seguir um modelo colaborativo focando em metas de equipes. Quanto mais colaboração, melhor serão os resultados.

O impulso competitivo é um importante força motivadora, mas dentro da empresa deve ser evitado. Você pode usar a competição como uma força motivadora, mas deixe sua equipe internamente unida para esmagar a concorrência externa.


Gostou do texto? Deixe seu like e compartilhe em suas redes sociais! Até a próxima!


Fernando Alves é mestre em negócios (FT-MBA/2019) pela University of Southern California e bacharel em economia pela FGV. É o fundador da PilarX – consultoria de inovação e marketing.

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