• Fernando Fagá Alves

O que está entre você e o sucesso?

Atualizado: Jun 11

“Eu não fracassei, apenas encontrei 10,000 maneiras que não funcionam”

Thomas Edison


Todos os homens de maior sucesso da história fracassaram diversas vezes. Até Jeff Bezos perdeu metade da sua fortuna por não ter feito acordo pré-nupcial com a sua esposa. Por que você não pode errar?


O importante para ter sucesso não é acertar sempre. É acertar mais do que errar.

Não existem garantias para o sucesso. Ser bem-sucedido envolve habilidade, capacidade de se relacionar bem, fazer o que é certo, ter foco, entre muitas outras coisas.

Qualquer erro da lista abaixo pode significativamente drenar as suas chances de ter sucesso.



Todos os erros na lista abaixo são imperdoáveis:


Perseguir a coisa errada


Se a sua visão está errada, você está fora do jogo. Se o seu sonho é ser um artista famoso, você não deve gastar tempo trabalhando como auxiliar administrativo.


Se você for dono de uma empresa, você pode ser tirado do jogo a qualquer momento. Bilionários donos de ferrovia foram tirados do mercado por empresas de transporte aéreo. Não adianta nada ter persistência se você estiver perseguindo a coisa errada.


Você está pensando na melhor maneira de alcançar o resultado que você espera?


Não focar


Um adulto mais de 30,000 decisões remotamente consciente todos os dias. É muito fácil se distrair e não focar naquilo que importa.


Entramos no modo “Apagar Incêndio” o tempo inteiro. As ações que vão dobrar, triplicar, multiplicar por dez o seu faturamento não parecem importantes agora. É mais fácil focar no próximo contrato do que desenvolver um novo produto ou melhorar o material de vendas.

Você está focando em 1-2 objetivos que vão transformar sua carreira?


Não se dedicar


Equilíbrio entre vida pessoal e profissional é importante e você não deve se matar de tanto trabalhar. Você precisa de energia para performar. Entretanto, resultados excepcionais requerem dedicação excepcional.


A dedicação focada é essencial. Estar ocupado não quer dizer ser produtivo.

A única dedicação que importa é a dedicação àquelas atividades que vão mexer o ponteiro para o Norte. Número de horas trabalhadas é irrelevante.


Não se qualificar


Investir na educação é um diferencial-chave para qualquer profissional. Você pode investir em cursos que melhores sua técnica, seu olhar ou a sua prática.


Você não necessariamente precisa tirar um tempo para fazer um mestrado fora do país.

O importante é ter tempo para focar no seu desenvolvimento. Saiba priorizar cursos que tenham valor para o mercado e que te deem prazer.


Não confiar em si mesmo


Dizem que a primeira impressão se forma em menos de 15 segundos de conversa. A sua autoconfiança vai refletir na impressão de qualquer cliente, parceiro ou colega.


A falta de confiança tem outro efeito importante. Sem confiança, você não vai tentar. O que a sua mente projeta, reflete no mundo físico. Se você se acha um fracasso, sua consciência vai projetar fracasso e seu corpo vai fracassar.


Não se conectar com pessoas importantes


As conexões movem o mundo. Não pense apenas no relacionamento que te trará a próxima parceria. Pense no relacionamento que te trará valor no longo prazo.


Estabeleça conexões proativamente, saiba ouvir e pratique como vai se apresentar profissionalmente. O tempo investido em conexões estratégicas será um dos melhores investimentos que você pode fazer.


Você identificou algum desses fatores no caminho para o seu sucesso? Não desanime. Você tem todos os recursos para enfrentar esses desafios e para ter o sucesso que você merece.


Fernando Alves é mestre em negócios pela University of Southern California, formado em economia pela FGV e é fundador da PilarX – consultoria focada em inovação corporativa através da promoção da cultura de inovação e engajamento com Startups

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo