Por que criar uma área de inovação?

Atualizado: Jun 21

A inovação é fruto da criatividade, que é comum em todos os seres humanos. Todos nós temos potencial criativo. Todos nós temos uma experiência única. E a área de inovação serve justamente para alavancar esse potencial.


O que impede uma empresa de inovar mais?

A própria cultura da empresa pode travar a inovação. Quando a alta gestão responde negativamente à críticas e sugestões para mudar, os colaboradores aos poucos vão se conformando. Podem-se formar grupos dentro da empresa que não aceitam colaborações de pessoas de fora do grupo.


O incentivo a preservar o status quo


Com o passar do tempo, pode ficar cada vez mais difícil para alguém de fora propor mudanças e sugestões são ridicularizadas. Quando alguém pergunta: “Por que fazemos desse jeito” a resposta é “por que sempre foi assim”.


Um procedimento criado há muito tempo (possivelmente, por uma boa razão) continua sendo executado sem que ninguém saiba o por quê. Todos aprendem a não questionar.


Centralização de decisões


A centralização do poder, a falta de incentivo à sugestões e a punição por sugerir mudanças são fatores que congelam a inovação. Tão importante quanto, é a baixa tolerância ao fracasso. Nada que é novo tem 100% de chance de dar certo. Quando uma empresa pune erros duramente, o incentivo à inovação também congela. O executivo pode ver uma oportunidade de melhoria, mas se tentar e fracassar será punido e se a ideia for bem sucedida não irá ganhar mais por isso.


Comportamento humano e sociedade moderna


Apesar do ser humano ser inovador por natureza, a necessidade de se enquadrar em uma cultura pode fazer com que ele prefira ficar quieto e apenas cumprir as rotinas para as quais foi designado. E esse incentivo para se enquadrar vêm desde a escola. Diversos estudos mostram como grupos de crianças e adolescentes superam adultos pós-graduados em testes de criatividade.


Falta de comunicação na empresa