top of page
Foto do escritorFernando Fagá Alves

Porque a diversidade é tão importante para começar uma empresa e porque sempre esquecemos disso.

Atualizado: 11 de jun. de 2021

A maioria dos negócios são começados por pessoas com a mesma formação acadêmica, gênero e classe social. Estamos perdendo algo no caminho?

Na escola, fazemos grupo com os nossos amigos. Sempre. Muitas vezes fazemos todos os trabalhos com os mesmos 5 amigos. Escolhemos por afinidade.


Nossos amigos são pessoas que gostam da mesma coisa que nós. Nosso círculo social é repleto de pessoas com trajetória similar à nossa. Advogados conhecem milhares de advogados. O mesmo é verdade para engenheiros, cientistas, administradores e qualquer um.


Somos treinados para fazer parcerias com pessoas como nós. Quantas interações ricas perdemos por nos juntar àqueles que são semelhantes? Os que são diferentes são os que tem mais para oferecer.


Esse é um fenômeno bem estudado pela sociologia. O nome técnico é homofilia – nossa tendência a se juntar com pessoas que tenham a mesma formação, da mesma raça, sexo e religião. Começar um novo negócio é um desafio super complexo e requer diversidade.


Quando mais de 70% dos negócios são fundados por co-fundadores do mesmo sexo, etnia e histórico escolar, estamos abrindo mão de uma riqueza enorme de diversidade de pontos.

Existem dois lados nessa moeda. Começar um negócio com pessoas similares também tem vantagens. É mais fácil confiar em alguém que tenha semelhanças com você. Formar um grupo com pessoas que pensem como você pode reduzir tensões e facilitar a convivência.

O ideal é conseguir trabalhar com pessoas com quem tenhamos afinidade, mas que tenham habilidades diferentes.


Como podemos criar equipes diversificadas?


Faça uma lista do que você precisa numa equipe de co-fundadores. Vamos supor que você esteja começando um negócio de tecnologia para o varejo e identificou que precisa das seguintes habilidades:

1) Experiência no varejo

2) Desenvolvimento de software

3) Rede de relacionamentos no Varejo

4) Habilidades de negócio para captar recursos

Não deixe gaps na equipe e tente evitar dois sócios com as mesmas habilidades. Faça o mesmo com características de personalidade. Se você é muito otimista, pode ser bom ter um sócio mais cético, que possa identificar pontos cegos no seu racional. Temos muita dificuldade em encontrar pessoas que tenham habilidades diversas da nossa.


Se você tem uma ideia, pense em lugares fora da caixa para encontrar um co-fundador. Se você é administrador, vá em encontros de desenvolvedores de software. Participe de eventos de empreendedorismo. Você pode até acabar começando a sua empresa com um colega que tenha um histórico similar ao seu, mas antes disso busque expandir suas opções.


O tradeoff comum nesse caso é: Trabalhar com quem você já conhece e confia, mas tem o mesmo histórico ou trabalhar com alguém que vem de outro ambiente, mas que você ainda não conhece o suficiente para confiar?


A diversidade de gênero, raça e religião pode trazer maneiras novas de enxergar o mundo. Se o seu negócio for um escritório de contabilidade todos os seus funcionários serão contadores. Mas nem todos precisam ser homens, brancos, formados pela USP. Estimular a diversidade não serve apenas para fazer Relações Públicas. É uma política efetiva para atingir melhores resultados.


Tome um cuidado muito importante ao buscar pessoas de backgrounds diverso. Conheça muito bem e tome um tempo para realmente conhecer essa pessoa. Passe um fim de semana fora da cidade com ela. Conheça ela em um ambiente social. É melhor perder um fim de semana e algumas noites do que escolher um parceiro erroneamente. Se você já tiver alguém no seu circulo de relacionamento com habilidades complementares, melhor ainda.


Se você não tem pressa para lançar seu negócio, comece a expandir seu networking já. Dessa forma, quando for começar o seu negócio, já terá desenvolvido bons relacionamentos com potenciais co-fundadores.


Ter um time equilibrado e diverso pode ajudar imensamente sua startup, principalmente nos primeiros dias. Se uma equipe tiver membros que pensam diferente, tem background diferentes, mas conseguem trabalhar bem juntos e ter confiança, você encontrou o melhor dos mundos!



Fernando Alves é mestre em negócios (FT-MBA/2019) pela University of Southern California e bacharel em economia pela FGV. É o fundador da PilarX – consultoria de inovação e marketing.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page