Um programa de ideias é questão de vida ou morte para a sua empresa


Quando separam a estratégia e execução as empresas deixam muito dinheiro na mesa. Os colaboradores com cargos mais baixos também devem ser inclusos na formulação de iniciativas estratégicas. Silenciá-los trará prejuízos


A diversidade de pontos de vista é o motor da inovação. Cada colaborador tem uma visão única sobre a empresa e sobre o processo aonde está inserido.


Nos modelos organizacionais mais engessados, toda a estratégia é definida pelos profissionais no topo e aqueles que estão na operação precisam obedecer. Entretanto, quem está na base tem uma visão diferenciada sobre a operação, por estar no dia-a-dia da execução.


Quando não consideramos a visão de todos no processo de formulação da estratégia, estamos sendo míopes. Por isso, é essencial incentivar todos os colaboradores a participar da formulação da estratégia da empresa.


O programa de ideias é uma das ferramentas que ajuda a incluir todos os colaboradores no processo de inovação.


Quando os colaboradores no nível mais baixo são excluídos do processo de inovação, perdem-se 80% das ideias com potencial de melhoria nos negócios*. Um programa de ideias foca-se na inversão da estrutura organizacional, como na figura abaixo:


Ao empoderar, encorajar e dar meios para que os colaboradores de linha de frente inovem, a organização se torna mais ágil e inovadora.